Nós estamos na linha de frente na luta contra a fome e por soberania alimentar. Defendemos a prioridade de políticas emergenciais que levem alimento para os brasileiros mais vulneráveis. Vamos tirar o Brasil do Mapa da Fome!

"FRASE DE EFEITO SOBRE CULTURA"

Na relatoria da Comissão Especial do Projeto de Lei apresentado pelo Governo Lula para o Programa de Aquisição de Alimentos, preparamos o texto final e conseguimos aprovar a recriação do programa. Através do PAA, o Governo incentiva e valoriza a agricultura familiar, cria estoques públicos e garante a distribuição de alimentos para pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

O Projeto de Lei 419/2023 apresentado junto do deputado Pastor Henrique Vieira foi a base para a criação da Política Nacional de Cozinhas Solidárias. O PL foi aprovado, regulamentado e sancionado juntamente com o Programa de Aquisição de Alimentos. Atualmente, o programa já conta com investimento inicial de R$ 30 milhões do Governo Federal, e está em fase de receber inscrições das entidades gestoras interessadas em implementar Cozinhas Solidárias para atuar oferecendo refeições de qualidade gratuitamente nas regiões periféricas.

GUILHERME BOULOS

Filho caçula dos médicos infectologistas e professores universitários Maria Ivete e Marcos, Guilherme Boulos nasceu em 19 de junho de 1982, na região de Pinheiros, em São Paulo. Estudou em escola particular até o ensino médio, quando pediu aos pais que o transferissem para a escola pública. Também na adolescência, passou a se interessar por política e ingressou no movimento estudantil.

Em cerca de um mês estudando na Escola Estadual Fernão Dias Paes, criou um grêmio e realizou protestos ao lado dos colegas por melhorias estudantis. Foi lá também que realizou um trabalho de alfabetização de jovens e adultos em comunidades da capital.

Em 2000, ingressou no curso de filosofia da USP, depois se especializou em psicologia clínica pela PUC e fez mestrado em psiquiatria também pela USP. Deu aulas na rede pública de ensino e em diversas outras instituições. Como escritor, publicou os livros ‘Por que ocupamos?’, ‘De que lado você está?’ e ‘Sem Medo do Futuro’.

Aos 19 anos, Boulos saiu de casa e foi morar em uma ocupação do MTST, iniciando a militância no movimento que o tornaria uma liderança social no futuro. Durante duas décadas, dedicou-se à luta social por moradia digna e reforma urbana no Brasil. Também foi no movimento que conheceu sua companheira de vida, Natália Szermeta, com quem tem duas filhas, Sofia e Laura.

Nas eleições de 2018, candidatou-se pela primeira vez e tornou-se conhecido nacionalmente. Nas eleições para a prefeitura de São Paulo, em 2020, com apenas 17 segundos de espaço na televisão, chegou ao segundo turno contra o então prefeito Bruno Covas. Já em 2022, Guilherme Boulos foi eleito o deputado federal mais votado de São Paulo, com 1.001.453 votos.