Apresentamos o PL 3692/2023, que visa capacitar profissionais da Educação para a promoção da saúde mental dos alunos das escolas públicas da Educação Básica.
Apresentamos o PDL 170/2023, cujo objetivo é sustar a decisão da diretoria da ANS, de 13 de junho de 2023, que aprovou o índice de reajuste máximo de 9,63% para planos de saúde individuais e familiares, com vigência prevista para 1º de maio de 2023 a 30 de abril de 2024.
Apresentamos o PL 2387/2024, para submeter os planos coletivos ao mesmo regime de autorização de reajustes aplicado aos planos individuais, assegurando que todos os contratos de Saúde Suplementar sejam tratados de maneira igualitária, sem discriminação entre diferentes tipos de beneficiários.
Apresentamos o PL 9656/2024, que veda o cancelamento unilateral por parte da operadora de plano de saúde coletivo de contratos em que haja beneficiários em tratamento contínuo, entendido como aquele destinado a doenças crônicas ou graves.
Apresentamos o PL 1108/2024 para instituir a Semana de Enfrentamento às Parasitoses intestinais, no período que inclua o 25 de junho.
Apresentamos o projeto de Lei que obriga os planos de saúde a atender integralmente pessoas com deficiência e doenças congênitas a partir do momento da contratação do seguro, acabando assim com a cobertura parcial temporária.
Apresentamos em nome da bancada do PSOL o Projeto de Decreto Legislativo 170/2023, que suspende a decisão da ANS que liberou um aumento de 9,63% nos planos de saúde familiar e individual.
Filho caçula dos médicos infectologistas e professores universitários Maria Ivete e Marcos, Guilherme Boulos nasceu em 19 de junho de 1982, na região de Pinheiros, em São Paulo. Estudou em escola particular até o ensino médio, quando pediu aos pais que o transferissem para a escola pública. Também na adolescência, passou a se interessar por política e ingressou no movimento estudantil.
Em cerca de um mês estudando na Escola Estadual Fernão Dias Paes, criou um grêmio e realizou protestos ao lado dos colegas por melhorias estudantis. Foi lá também que realizou um trabalho de alfabetização de jovens e adultos em comunidades da capital.
Em 2000, ingressou no curso de filosofia da USP, depois se especializou em psicologia clínica pela PUC e fez mestrado em psiquiatria também pela USP. Deu aulas na rede pública de ensino e em diversas outras instituições. Como escritor, publicou os livros ‘Por que ocupamos?’, ‘De que lado você está?’ e ‘Sem Medo do Futuro’.
Aos 19 anos, Boulos saiu de casa e foi morar em uma ocupação do MTST, iniciando a militância no movimento que o tornaria uma liderança social no futuro. Durante duas décadas, dedicou-se à luta social por moradia digna e reforma urbana no Brasil. Também foi no movimento que conheceu sua companheira de vida, Natália Szermeta, com quem tem duas filhas, Sofia e Laura.
Nas eleições de 2018, candidatou-se pela primeira vez e tornou-se conhecido nacionalmente. Nas eleições para a prefeitura de São Paulo, em 2020, com apenas 17 segundos de espaço na televisão, chegou ao segundo turno contra o então prefeito Bruno Covas. Já em 2022, Guilherme Boulos foi eleito o deputado federal mais votado de São Paulo, com 1.001.453 votos.